Carreiras

Como crescer na empresa?

1. Empresas valorizam muito os funcionários dedicados, esforçados e pró-ativos

As empresas precisam de funcionários que se dediquem ao trabalho, que se envolvam por completo nos processos e forneçam boas sugestões para melhorar os processos. O funcionário pró ativo é extremamente valorizado dentro das organizações. Para se tornar um desses profissionais não se acomode com processos atuais e com o seu trabalho atualmente desempenhado. O ideal é sempre mostrar vontade de aprender e se interessar por como as diversas áreas da sua empresa trabalham. Sempre buscando se aperfeiçoar e melhorar os processos da empresa.

2. Flexibilidade. Se adaptar e aprender novos jeitos de executar o trabalho

Hoje, o profissional não pode ser "cabeça dura" e querer fazer as coisas apenas do jeito que está acostumado. É preciso se adaptar às mudanças, recebê-las de prontidão e se ajustar quando novas situações surgem. É preciso ter flexibilidade no trabalho para conseguir acompanhar o ritmo da empresa e lidar com situações que podem ser estressantes para todas as partes. Isso significa ouvir críticas, estar aberto ao diálogo e estar disposto a melhorar, bem como se desapegar de alguma ideia que não deu certo. Agir com teimosia na empresa não é bem visto, principalmente quando se trata de trabalho em equipe.

3. Funcionário responsável é sempre o primeiro candidato a crescer na empresa

Tente sempre, na medida do possível, ganhar mais responsabilidades do que o previsto na sua função inicial. Funcionários com proatividade e responsabilidade são sempre os primeiros na fila de promoção. Fale com seu superior que quer aprender mais e peça mais funções. Pode ter certeza que esse esforço será recompensado no futuro.

4. Saber trabalhar em equipe é, hoje em dia, um dos maiores diferenciais dos funcionários

Uma das coisas mais importantes, para qualquer área, é saber trabalhar em equipe, dividir conhecimentos e respeitar o outro. Isso porque é muito raro que um trabalho seja feito por apenas uma pessoa e o time precisa estar em sintonia para que tudo seja feito em menos tempo e com qualidade. Você pode até ser tímido, mas não conversar nem participar de alguns eventos pode ser prejudicial para sua carreira. Procure passar algum tempo com os colegas de trabalho, demonstrando interesse pelo que acontece ao seu redor. Se alguém solicitar ajuda em uma tarefa que não é a sua, não é recomendado agir e dizer coisas do tipo "não é problema meu" ou "não sou pago para isso". É importante mostra proatividade no trabalho e tentar pelo menos ajudar em situações em que uma intervenção seja necessária.

5. O funcionário precisa estar envolvido na função e ser criativo ao realizar suas funções

Além de pedir mais responsabilidades e saber trabalhar em grupo a criatividade é uma característica fundamental para o profissional crescer na empresa. O bom funcionário não apenas executa as tarefas. Ele pensa em modos de executá-las melhor, de criar novos processo, mudar os processos atuais e melhorar a eficiência geral da empresa.

6. Errar é humano e acontece com todos

É natural que alguma vez você cometa alguma falha. E, nessa situação, a atitude que se espera do funcionário é que demonstre humildade no trabalho para reconhecer o erro e aprender a fazer melhor. Nesse momento a melhor atitude é sempre falar com o superior para entender qual o foi o erro, as consequências, como ele poderia ter sido evitado e como proceder a partir de agora. Nunca seja orgulhoso a ponto de não reconhecer seu erro, se você for orgulhoso, provavelmente o erro será repetido mais vezes.

7. Não tenha medo de expor sua opinião e falar coisas positivas

Mesmo que o profissional seja brilhante em sua função, se ele não souber se expressar, nunca conseguirá apresentar os resultados de seu trabalho. Além disso, poderá gerar confusão nos processos de trabalho se não souber transmitir as informações perfeitamente. Não tenha medo de expor sua opinião se ela for acrescentar coisas positivas ao seu trabalho e dos demais colegas.

8. Faltas ou atrasos, mesmo justificados, podem atrapalhar bastante o crescimento na empresa

Se o funcionário falta ou se atrasa no trabalho com frequência, é uma pessoa com que a empresa nunca poderá contar e ele jamais conseguirá crescer na empresa. Dessa forma, você dá motivos para que profissionais pontuais sejam chamados em seu lugar. É claro que quando uma pessoa está doente e possui atestado, a falta é justificada. Só não deixe de avisar quando isso acontecer e nem torne essa atitude recorrente. Esse comportamento pode levar o chefe a demitir o funcionário por justa causa. Somente falte em casos de extrema necessidade. Não coloque o emprego em risco,você pode levar a fama de descompromissado. Se possível, avise previamente na empresa que você faltará e tente repor as horas não trabalhadas.


Como conquistar seu chefe?

1. Seja simpático e educado

O primeiro dia de trabalho é ideal para buscar saber tudo sobre a empresa, a equipe e o tipo de trabalho que realizará na companhia. Conquiste seu chefe fazendo perguntas sobre a rotina do time, os principais processos da área, momento em que a empresa está e como você pode ajudar.

2. A melhor atitude de quem acabou de chegar é observar

A melhor atitude de quem acabou de entrar em uma empresa é observar o ambiente, as pessoas e os processos. Ao ficar atento ao que acontece ao seu redor, você se sentirá mais seguro para dar sua opinião em relação a um projeto, saberá a melhor forma de se comportar com os colegas, e, até mesmo, o tipo de abordagem que é mais adequado para conquistar o seu chefe.

3. Demonstre interesse na empresa e busque saber como seu trabalho pode contribuir

A partir do momento que você sabe o que terá que fazer, não espere mais. Seja proativo e parta para ação. Busque se inteirar sobre os projetos que estão acontecendo na sua área e veja se você pode contribuir para eles de alguma forma. Lembre-se que o trabalho que foi designado para você é prioridade, mas buscar se inteirar de outros projetos mostra iniciativa.

4. Ética no trabalho é fundamental

Não só no ambiente profissional, mas em qualquer lugar, uma pessoa desonesta não é bem-vinda. O funcionário que só se importa com o próprio bem e atrapalha o trabalho dos outros para crescer dentro da empresa não é bem visto, podendo ser demitido. Para crescer na empresa, o que se espera é um trabalhador responsável, em quem todos na empresa podem confiar.


Vantagens de grandes empresas

1. Oportunidades de crescimento vem com mais frequência

Trabalhar em grandes corporações ou multinacionais é muito vantajoso para quem quer ter crescimento profissional. Essas empresas geralmente trabalham com um enorme programa de valorização do funcionário, fornecendo programas de capacitação e desenvolvimento. Em alguns casos as empresas arcam com cursos de formação como MBA, mestrado e outros, permitindo que o profissional desenvolva ainda mais sua capacidade de atuar em determinada área.

2. O investimento no bem-estar dos funcionários costuma ser maior

Além da maior oferta de cursos e treinamentos que podem ser realizados por profissionais em grandes empresas, o investimento no bem-estar do profissional também é muito mais valorizado nestes locais de trabalho. Programas de saúde, de prática de atividade física e que estimulam a qualidade de vida e a redução do estresse são observados com mais cuidado nestas empresas.

3. A oferta de cursos técnicos e de capacitação é muito maior e diversa

Em grandes empresas, existe a preocupação de que todos os funcionários sāo capacitados para realizar as funçōes do dia a dia. Como contam com um budget maior, essas empresas conseguem oferecer o benefício de custear cursos técnicos e especializaçōes para os seus funcionários desempenharem um papel ainda melhor na empresa e ainda investirem no seu conhecimento pessoal.

4. Experiência em outras áreas

Grandes empresas têm muito mais áreas de trabalho a serem exploradas do que as pequenas empresas, o que permite uma experiência muito mais completa e diversificada para esse profissional, facilitando que ele identifique seu perfil ideal de trabalho. Se você acha que se encaixaria melhor em outro setor da empresa, por exemplo, é possível fazer essa transição na maioria das instituições.


Vantagens de pequenas empresas

1. Por ter menos gente, você tem mais visibilidade com o chefe e chances de crescimento

Em empresas pequenas os proprietários conhecem todos os funcionários e esses possuem acesso mais fácil e direto aos diretores. A exposição dos funcionários é muito maior, e é sempre interessante aproveitar esta oportunidade para se destacar. Se você desempenhar suas funções com qualidade, eficácia será facilmente reconhecido e valorizado pela diretoria, clientes e fornecedores, podendo até ser promovido.

2. Conhecimento total do processo

Em empresas pequenas e médias, devido ao número reduzido de pessoas, o funcionário faz, conhece e entende todo o processo a ser feito e executado, consequentemente causando maior segurança para a execução e melhor resultado. Isso proporciona também maior conhecimento e crescimento profissional.

3. Maior flexibilidade

Geralmente em empresas pequenas e médias, como a equipe é menor, a interação costuma ser maior, ocasionando um agradável ambiente de trabalho e também mais flexibilidade para ajustar algumas situações inevitáveis, como horários de chegada e saída durante o expediente para cuidar da saúde, ou resolver algum assunto pessoal durante o expediente comercial que faça com que você precise se ausentar do trabalho. Situações como essas são facilmente resolvidas e resultam em comum acordo entre as duas partes, empregado e empregador.

4. Segurança!

As empresas pequenas tem um cuidado especial com os funcionários, porque cada um deles desempenha uma tarefa vital para a continuidade dos processos. Por isso, essas empresas garantem ao funcionário maior segurança e estabilidade no ambiente de trabalho. Nessas empresas, todo mundo se conhece, os processos são interligados, por isso todas as partes são importantes.


Áreas com meio período

1. Restaurantes

Restaurantes que servem os seus clientes apenas na hora do almoço e fecham em seguida oferecem contratação de horário reduzido para seus funcionários, pois o próprio estabelecimento tem suas atividades restritas a um determinado horário. Trabalhar na cozinha, no caixa ou atendendo aos clientes são algumas possibilidades de trabalho dentro de um restaurante. Seu horário de trabalho provavelmente entre às 10h e 15h, nos dias de semana.

2. Telemarketing

Os call centers normalmente oferecem trabalhos de horário reduzido. O mais comum nessa atividade é que o trabalho seja pago por hora e o funcionário possa escolher quanto tempo de trabalho diário irá fazer. Se você tem pique para atender telefonemas de reclamação de clientes ou para realizar ligações e oferecer produtos e serviços, essa é uma possibilidade para você.

3. Varejo

O varejo também permite jornadas de trabalho reduzidas, onde os funcionários trabalham em escalas de horários divididas para atender aos clientes. Nos shoppings, principalmente, essa possibilidade é maior, pois como eles funcionam até a noite, a necessidade de ter mais funcionários para cobrir todo o horário de atendimento é mais alta. Vale lembrar que não são todas as lojas que fazem isso, mas procurando com cuidado, com certeza, você encontrará alguma que contrate por meio horário.

4. Recepcionista

É possível realizar o trabalho de secretária ou recepcionista em apenas meio horário, principalmente quando o próprio escritório ou instituição funcionam em horários determinados. Consultórios médicos, escritórios de advocacia e recepção em empresas são alguns exemplos de onde é possível conseguir um trabalho com a jornada reduzida.


Saia com a porta aberta

1. Peça uma entrevista de saída, mostre que você valoriza a opinião da empresa

Essa é uma prática pouco comum, mas que vem crescendo nas empresas. Quando tomar a decisão de deixar o emprego, faça com que seu chefe direto seja o primeiro a saber e peça uma avaliação do seu trabalho. Essa atitude mostra que você se importa com a opinião dele e deixa claro que você sabe ouvir para crescer. Aproveite também para expor pontos positivos e negativos que você observa na organização, mas nada de partir para críticas destrutivas. Isso pode fazer com que seu ex-chefe pense duas vezes antes de te indicar para outra empresa.

2. Ofereça para repassar as funções para o novo contratado que for ficar no seu lugar

Se você está saindo para um novo emprego, certamente terá de começar a trabalhar logo. Ainda assim, é importante que haja planejamento, pois a empresa da qual está saindo precisa saber como estavam os projetos sob sua responsabilidade. Por isso, na conversa com o chefe, pergunte qual o prazo necessário para que a passagem do bastão aconteça da forma mais tranquila possível. Elaborar um relatório contendo as informações do setor pode ser uma boa alternativa. Assim, você demonstra comprometimento com o que está desenvolvendo no emprego, mesmo estando de saída.

3. Pequenos detalhes melhoram qualquer relacionamento

Antes de se demitir, tenha certeza que você não está deixando seu chefe em maus bocados. Seja flexível com o período de aviso prévio, de forma que seja bom para as duas partes. Não esqueça de valorizar os bons momentos e agradecer pela oportunidade, se for possível, sugira um almoço de despedida junto com o restante da equipe. Dessa forma, você sempre será lembrado como um funcionário querido.

4. Mantenha contato. Uma rede de relacionamento pode te ajudar no futuro

Mesmo deixando a empresa, seus antigos colegas não devem ser deixados de lado. Pelo contrário, manter o networking aquecido é fundamental para que você tenha uma agenda de contatos sempre ativa. No mundo empresarial, esses contatos podem abrir muitas portas no futuro, garantindo novas oportunidades para você.


O que pode prejudicar sua carreira?

1. Quem trabalha só por dinheiro perde boas oportunidades

Passamos a maior parte das nossas vidas no trabalho, se focarmos apenas no retorno financeiro perdemos boas oportunidades de crescer profissionalmente e como pessoa. Salário é importante, mas trabalhar e fazer o que se gosta pode te levar a conquistar uma promoção e mais importante felicidade. Não perca nossas próximas dicas!

2. Não ter iniciativa pode atrasar o seu sucesso profissional

Demonstre que você sempre está disposto a ajudar as pessoas e aprender novas funçōes. Se você se mostrar ativo seus colegas e gestor notarāo e você será reconhecido. Não deixe tarefas a serem concluídas ou atrase prazos, isso também vai ser notado e pode contar negativamente. Se você acha que algum processo pode ser melhorado, dê sugestōes e faça acontecer.

3. Não dar importância para relacionamentos no trabalho

Preste atenção na relação com os seus colegas durante o trabalho. Você é do tipo que socializa na hora do almoço, tira dúvida com pessoas de outras áreas ou fica sentado o dia todo e só entrega o que é pedido? Faça uma avaliação pessoal, e lembre-se que muitas promoçōes acontecem por conta da boa relação entre as pessoas.

4. Não ter comprometimento e responsabilidade na hora de entregar seus projetos

Cumprir as regras da empresa, os prazos estabelecidos, manter a organização do seu espaço de trabalho e respeitar os outros funcionários. Vestir a camisa da empresa vai além de somente entrega, é demonstrar que se importa com o crescimento da empresa e a satisfação da equipe. Demonstrar falta de comprometimento pode dar a impressão de que você não está interessado ou faz pouco caso do seu trabalho.

5. Faltar com ética no ambiente de trabalho pode comprometer sua carreira

Ética no trabalho é uma das qualidades mais valorizadas dentro da empresa. Saber respeitar os limites de sua função, zelar pelo patrimônio da organização, seguir regras de conduta e contribuir para o bom rendimento da equipe e da empresa podem te levar a ter sucesso na carreira. Enquanto quem tenta alcançar os objetivos prejudicando os outros, pode ser mal visto no ambiente de trabalho e até demitido

6. Desistir facilmente no primeiro obstáculo demonstra falta de perseverança

Nem sempre as coisas saem como esperado e no ambiente de trabalho não é diferente. Alguns objetivos podem ser mais difíceis de atingir do que outros, mas o mais importante é ser perseverante e não desistir diante da primeira dificuldade. Não desanime e continue tentando, você sempre pode pedir ajuda do seu gestor e colegas de trabalho.

7. Estar por fora das novidades de mercado pode te deixar em desvantagem

Todo dia saem novidades sobre diversas áreas no mercado, tente ser uma pessoa curiosa e por dentro do que está acontecendo no mundo. Procure saber quais as principais tendências do momento e se adéque às exigências necessárias. Trazer novidade para o ambiente de trabalho sempre é algo bem visto, por isso não fique para trás.

8. Não se destacar e ser um funcionário dispensável dentro da empresa

Se você almeja conseguir uma promoção ou crescer dentro da empresa o melhor jeito é se fazer útil. Se você está achando que suas atividades nāo sāo importantes, converse com seu gestor, sugira mudanças e tente começar a desempenhar uma nova função que até então não existia pode se tornar indispensável.

9. Não saber trabalhar em equipe pode ser decisivo para o seu crescimento

Um funcionário que sabe ouvir opiniōes, aceita sugestōes e sabe trabalhar em equipe sai na frente. Se você tem dificuldade de interagir com o seu time ou nāo deixa ninguém falar, você está no caminho errado. Hoje em dia as empresas valorizam aqueles que conseguem se posicionar dentro de um grupo e manter a liderança quando necessário.

10. Não ter um bom equilíbrio entre vida social e trabalho

Invista em momentos com a família e amigos, uma pessoa feliz é muito mais produtiva do que alguém que vive para o trabalho. As empresas entendem que um bom funcionário é aquele que sabe balancear vida profissional sem atrapalhar a pessoal, a palavra é ter "equilíbrio". Não perca nossas próximas dicas, fique ligado!


Como melhorar seu trabalho?

1. Foque nas suas tarefas

Hoje em dia, com as redes sociais é fácil se perder em distraçōes depois de horas de trabalho. Permita-se algumas pausas durante o dia, mas não perca o foco no trabalho por horas assistindo vídeos ou conversando com os amigos por mensage. Seu gestor pode reparar a falta de produtividade. Fique ligado e confira nossas próximas dicas.

2. Sugira melhores processos para a sua área

Em tempos de crise, otimizar processos é algo muito valorizado no ambiente do trabalho. Aumentar a produtividade da equipe é algo valorizado pelos gestores e pode ser uma boa atitude para potencializar a sua carreira. Por isso, saia da zona de conforto e sugira mudanças que tragam benefício para a empresa, funcionários e sua área.

3. Produza mais com menos custo

Aumentar o lucro e reduzir os gastos é algo que pode fazer você brilhar dentro da empresa. Funcionários com visão administrativa e preocupado com custos são bem vistos dentro da equipe. Falta de dinheiro pode afetar qualquer empresa, e o funcionário que estiver preparado pode se destacar. Não perca as nossas próximas dicas!


Como potencializar sua carreira?

1. Invista nos seus estudos

Invista em você, faça cursos, aulas on-line ou qualquer outra coisa que agregue conhecimento para sua carreira. Pessoas que estudam e se estão sempre atualizadas tem mais chance de se destacar no emprego. Mostre para o seu chefe que você está estudando para melhorar seus pontos fracos e fortalecer os pontos fortes.

2. Saiba agir durante um momento de crise

Muitas empresas passam por momentos de crise, é nessa hora que um funcionário resiliente se destaca dos demais. Demonstre sua capacidade de agir sob pressão, e não surtar diante de uma situação difícil. Funcionários que conseguem se adaptar facilmente e se recuperar de um momento difícil podem ter sua carreira beneficiada.

3. Pense fora da caixa

Se você tem um problema no trabalho e não sabe como resolvê-lo, procure sair do senso comum ou ideias prontas. Quem pensa fora da caixa sempre trás ideias inovadoras que podem ser incorporadas no dia a dia. Se você tiver abertura, procure sair um pouco do escritório, sente em algum lugar silencioso e reflita, as boas ideias podem aparecer em um momento de reflexão.

4. Esteja disponível para ajudar

Quem se mostra disposto a ajudar os colegas de trabalho aprende novas funções e ainda prova que é uma pessoa esforçada e interessada. Aquele funcionário que só faz o seu trabalho e não se preocupa com a empresa como um todo normalmente não se destaca e acaba estagnado na posição. Sempre que puder ofereça ajuda e trabalhe em equipe para alcançar as metas.

5. Seja o líder do time

Quando você tiver a oportunidade de assumir um projeto, não perca tempo para se candidatar. Tenha interesse em assumir a liderança de forma responsável. Escute a opinião dos outros funcionários, seja objetivo, foque no resultado e no bem estar da equipe. Temos mais dicas interessantes por vir, fique ligado!

6. Mantenha contato com seus ex chefes

Sempre é bom ter uma rede de contatos, é importante conversar com pessoas de diversas áreas e empresas para saber como está o mercado e ficar sempre atento às novas oportunidades. Os gestores das empresas por onde você passou podem ser uma importante indicação, por isso mantenha sempre as portas abertas.