Vagas de emprego para Administrativo em CUIABA - MT
Vagas de emprego para Administrativo em CUIABA - MT

Vagas de emprego para Administrativo em CUIABA - MT


Confira algumas dicas sobre Entrevistas

Como ir bem na entrevista?

1. Pesquise mais informações sobre a empresa na internet

Se você tem dúvidas de como se sair bem em uma entrevista de emprego, o primeiro passo é se preparar. Procure informações sobre a empresa na internet e redes sociais, veja a opinião de outros funcionários, saiba como é o mercado em que atua, os valores, objetivos e se você se identifica. Conhecer a cultura organizacional da empresa pode te ajudar a elaborar respostas consistentes durante o processo seletivo. Assim o recrutador perceberá que há realmente um interesse e que você está alinhado com o que eles buscam.

2. Seja pontual!

Você começa a ser avaliado antes mesmo de entrar na sala de entrevistas: lembre-se que qualquer atraso, por menor que ele seja, pode transmitir uma imagem de irresponsabilidade e acabar te fazendo perder a oportunidade de contratação. Na hora do nervosismo o menor erro no trajeto pode nos deixar preocupados com o horário, tirando o nosso foco do que realmente importa. Estar no local mais cedo do que o combinado te dará tempo para colocar seus pensamentos em ordem, se familiarizar com o ambiente e se tranquilizar. Se houver tempo, procure tomar uma água, ir ao banheiro e se colocar da forma mais confortável possível para que nada atrapalhe o seu desempenho. Também não é ideal chegar com muita antecedência na entrevista de trabalho, para evitar passar aquela impressão de ansiedade além da conta.

3. Vá bem alimentado

As entrevistas de trabalho podem ser rápidas ou demoradas, tudo depende da forma como ela será organizada. Para que você não seja pego desprevenido, evite marcar outros compromissos para o mesmo dia e vá bem alimentado. Evite comidas pesadas e coisas que você não costuma comer para não correr o risco de sentir um mal-estar. Nosso estômago responde muito ao nosso humor e a ansiedade da entrevista pode afetar a sua digestão, o que irá te desconcentrar. Leve consigo uma fruta ou outro lanche pequeno, caso a fome apareça e não se esqueça de beber bastante água.

4. Conheça seu currículo

Na entrevista de emprego, o recrutador terá seu currículo em mãos e usará seus dados para te avaliar. Imagine se ele perguntar sobre uma experiência que você nem se lembra mais ou colocou no currículo de forma confusa? Isso atrapalhará sua entrevista e irá fazê-lo perder a calma. Então, antes de ficar frente ao recrutador faça um currículo completo, com informações verdadeiras e claras e estude-o. Dessa forma, você manterá a tranquilidade, e quando for perguntado, saberá falar de si mesmo.

5. Atenção às perguntas, pense antes de responder

Saber como se portar na entrevista de emprego é simples: nada de afobação. Tente manter a tranquilidade e ouça com atenção a cada uma das perguntas durante a entrevista de emprego. Você evitará possíveis constrangimentos respondendo algo incoerente. Lembre-se que o recrutador está atento a todas as suas respostas e gestos. Portanto, pense um pouco antes de falar para não cair em uma pegadinha ou se expressar de uma maneira equivocada.

6. Ensaiar em casa ajuda, mas clichês e frases feitas atrapalham o recrutador a te conhecer

Essa é uma falha recorrente entre os candidatos. Um dos maiores erros na entrevista de emprego é que, diante de algumas perguntas, os candidatos respondem com frases feitas e clichês. Em uma entrevista de emprego, é importante se destacar, mostrar originalidade e personalidade. Se o empregador questiona sobre o que você faria em determinada situação, ele está querendo saber o que você pensa. Portanto, evite floreios, frases poéticas e citações teóricas. Fazer uso desses artifícios revela imaturidade profissional e falta de confiança em si mesmo. Dentre as respostas mais previsíveis, está o típico clichê: "Meu maior defeito é também minha maior qualidade, o perfeccionismo". O candidato que responde assim, demonstra que está despreparado para assumir o cargo.

7. Evite falar mal de chefes anteriores

A entrevista de emprego é a ocasião ideal para mostrar o melhor de você. Não é criticando o seu antigo chefe que irá conquistar o avaliador. Esse tipo de postura em entrevista de emprego aponta para um traço de personalidade bastante negativo no mercado de trabalho: a indiscrição. Além disso, dá indícios de uma possível dificuldade de relacionamento interpessoal, afinal, quem fala mal do empregador, pode falar mal dos colegas e até mesmo dos clientes. Caso o entrevistador pergunte os motivos pelos quais você saiu do seu último emprego, responda com sinceridade, sempre com ética, delicadeza e sem expor terceiros.

8. Segura a peruca! Ansiedade é onde muita gente perde pontos na entrevista. Respira fundo

É nesse quesito que muitos candidatos perdem pontos. Ao encontrarem o entrevistador, alguns profissionais demonstram ansiedade e insegurança. São evasivos nas respostas, tremem, gaguejam e até choram. Vale destacar que para aumentar as chances de contratação, é preciso controlar as emoções, transmitir equilíbrio e segurança durante a entrevista de trabalho. Afinal, quando estiver no trabalho, você precisa ser calmo para conseguir se concentrar e desenvolver bem as suas atividades.

9. Demonstre interesse

É muito importante que você chegue à entrevista preparado e com muito conhecimento sobre o mercado em que você pretende entrar. Pesquise as principais notícias sobre a área, leia entrevistas e matérias importantes sobre o assunto e demonstre que você é uma pessoa atualizada. Assim, você conseguirá surpreender o seu recrutador, podendo passar na frente dos candidatos que preferem conquistar o emprego primeiro, para só depois começar a entender o mercado.

10. Escolha roupas e acessórios discretos

Em muitos casos, a primeira impressão é a que fica. Portanto, para obter sucesso em sua entrevista de emprego, não esqueça de cuidar da aparência. Muitos candidatos acabam pecando pelo excesso, buscando impressionar os avaliadores. Se você tem dúvidas de como se vestir para uma entrevista de emprego, escolha roupas e acessórios discretos. Quem cuida da aparência passa a impressão de que é uma pessoa comprometida. Estampas exageradas, decotes profundos, saias curtas e acessórios extravagantes não devem ser cogitados pelas mulheres. Já os homens, devem evitar o uso de jeans, tênis e camiseta, afinal, essa combinação é muito informal e pode não ser bem visto em uma entrevista de emprego.

11. Motivação é uma grande vantagem na entrevista

Nada de chegar ao local da entrevista cabisbaixo e desmotivado. Mesmo que você esteja passando por dificuldades na vida pessoal e profissional, é necessário que você demonstre interesse, ânimo e motivação. Na entrevista, procure mostrar que você é uma pessoa disposta, com vontade de trabalhar e aprender. Candidatos que apresentam muitas barreiras, passam a imagem de que não estão interessados na vaga. Mas não se esqueça: só se comprometa com aquilo que realmente poderá cumprir.

12. Pesquise como chegar na empresa

Sabemos que o trânsito de São Paulo pode ser aquela loucura, por isso não deixe para descobrir como você vai chegar à entrevista na última hora. Busque qual o melhor meio de transporte, para isso existem aplicativos como: Google Maps ou mesmo sites que podem te ajudar a calcular qual é o melhor trajeto. O importante é se preparar e sair com antecedência caso aconteça algum imprevisto no meio do caminho.


Como falar sobre seus pontos fracos?

1. Encontre antigos chefes e colegas

A primeira coisa a ser feita é identificar os seus pontos fracos, ele pode surgir de uma análise pessoal ou de um feedback de gestores e colegas. Também fique atento na hora de explicar para a empresa, quanto mais preciso você for, menos chances do recrutador fazer uma análise equivocada. Por exemplo, você pode dizer que percebeu que tinha uma dificuldade com número, e por isso mensurar seus resultados se tornava um desafio.

2. Durante a entrevista, dê um exemplo de como você faz para contornar isso

Depois de expor para o recrutador qual é o ponto que você vai falar, é hora de explicar. A melhor maneira para fazer isso é dando um exemplo concreto de como você vivenciou e lidou com ele em alguma situação pessoal ou de trabalho. No caso do exemplo anterior, você pode afirmar que percebeu essa dificuldade quando entrou em uma empresa que exigia que você trabalhasse com dados mais concretos e cobrava resultados numéricos.

3. Demonstre a evolução, como você está trabalhando para melhorar isso

Por fim, depois de ter explicado e fornecido um exemplo é importante mostrar o que você fez ou está fazendo para tentar amenizar esse ponto fraco. Nesse passo também é recomendável fornecer um exemplo de como você evoluiu. Por fim, você pode concluir dizendo que aprendeu novas formas de mensuração e conseguiu fazer um bom trabalho na empresa, conquistando até um feedback positivo do seu gestor.

4. Essa é uma pergunta que o RH faz para ver seu nível de autoconhecimento

Esse é um trabalho de reflexão interna. Coloque no papel as conversas com seus gestores, feedbacks de colegas de trabalho e tente lembrar o que você mais gostava de fazer no trabalho. Isso pode te ajudar a identificar quais são seus pontos fortes e qual deles você ainda precisa trabalhar para melhorar.


Como falar sobre seus pontos fortes?

1. Nessa hora a dica ideal é não ser exagerado

Seja contido mas saiba valorizar suas habilidades. Foque sempre nas atividades que você desempenhava com excelência que tenham relação com a vaga que você está aplicando. Então se você está sendo entrevistado para ser garçom, não adianta você contar o quão bom era como cabelereiro. Você também pode aproveitar para mostrar que fez a lição de casa e mostrar que seu ponto positivo está relacionado com os valores da empresa.

2. O RH faz essa pergunta para medir o nível de confiança do candidato

Nunca utilize linguagem informal para explicar seus pontos positivos, o recrutador espera que você demonstre profissionalismo para responder essa pergunta. Evite citar características da sua personalidade, tente usar exemplos práticos do seu dia a dia no trabalho. É muito importante que você tenha essa resposta na ponta da língua e saiba explicá-la de forma natural e sem nervosismo.

3. Use essa pergunta para falar exatamente aquilo que acredita que faz bem

Tome cuidado para não ser contraditório quando falar sobre seus pontos positivos. Pense em como você vai responder, e fuja dos clichês. É importante que o recrutador veja que você pensou sobre isso, ele está avaliando além dos seus diferenciais o seu poder de auto conhecimento. Além disso, sempre se mostre disposto a aperfeiçoar ainda mais seus pontos fortes, deixando claro como eles podem ajudar a alcançar os objetivos da empresa.

4. Tente mostrar evolução no seu ponto forte

Quando for falar sobre seus pontos fortes, não esqueça de citar o que você fez para melhorá-los durante sua carreira e o que você vai fazer para continuar melhorando ainda mais. Fale sobre cursos, projetos ou expectativas para o futuro. Esse é um bom momento para vender seu peixe, só cuidado para não perder o limite, sempre foque em demonstrar como seu ponto forte pode ajudar no trabalho que você vai executar


Linguagem corporal

1. Não chegue tarde e nem muito cedo

Nada de ficar acordado até tarde na noite anterior à sua entrevista de emprego, mesmo que seja para se preparar. Essas dicas anteriores precisam ser praticadas sim, mas ao longos dos dias que se seguem antes da entrevista, e não nos últimos momentos. É muito importante que você durma cedo no dia anterior e descanse bastante para chegar bem disposto à entrevista de emprego. Você não vai querer acordar atrasado e correr o risco de não ser pontual, não é mesmo? Então descanse e não se esqueça do despertador!

2. Com calma e confiança, seu corpo pode transmitir a mensagem certa para o recrutador

Para ter sucesso em uma entrevista de emprego, não basta ter o discurso ensaiado. O que você transmite através de linguagem corporal também está sendo avaliado. Como você se senta, onde você olha, gestos e expressōes faciais. O bom é que você sempre pode ler as nossas dicas para tentar evitar esses gestos na sua próxima entrevista. Por isso, tente ser o mais confiante e transparente possível.

3. Mantenha a postura

Ao entrar na sala de entrevista, transmita confiança, sorria suavemente, seja simpático e educado, sempre sem exageros. Cumprimente o recrutador com um aperto de mão e mantenha o contato visual nas horas certas. Na hora de fazer ou responder uma pergunta, não desvie o olhar. Elimine hábitos de nervosismo como balançar as pernas, roer a unha ou ficar mexendo em objetos ao redor, mantenha as mãos descruzadas e um semblante tranquilo.

4. Olhe sempre nos olhos do entrevistador

Gesticule de forma contida enquanto fala, você não precisa ficar com as mãos paradas, se mexer mostra expressividade. Mas, nunca cruze os braços, isso pode ser interpretado como um sinal de impaciência ou defesa. Independente da cultura da empresa, esses sinais são interpretados da mesma forma. Por isso, garanta o sucesso na sua próxima oportunidade!


Vale investir em vaga temporária?

1. Mesmo que seja um trabalho temporário, dedique-se ao máximo

Não é por ser um trabalho com prazo de validade que você vai fazer de qualquer jeito. Portanto, dedique-se ao máximo. Normalmente esse tipo de vaga é para emprego em áreas operacionais das empresas. Portanto, a chance de você ser efetivado e crescer profissionalmente dentro da própria empresa é grande. Aproveite o pouco tempo que tem para aprender tudo o que pode e executar a função da melhor forma possível.

2. Tente procurar vagas que você tenha afinidade com o perfil

Tente procurar vagas em algum segmento que tenha serviços em sua área de preferência de atuação. Dessa forma, você automaticamente terá maior prazer em fazer o serviço. Aproveite para identificar outras funções dentro da própria empresa que poderão ser de seu interesse.

3. O esforço em se relacionar e se dar bem com as pessoas pode te valer mais tempo na empresa

Pessoas completamente desconhecidas farão parte do seu dia a dia. Não tenha medo de relacionar com elas e seja maleável. Você vai encontrar todos os tipos de personalidade. Sejam as pessoas mais expansivas, as mais quietas, as mais legais ou as mais chatas. Lide com naturalidade com todos. Você é novo na empresa e precisa mostrar que consegue se adaptar.

4. Defina bem o seu objetivo, metas e foque na experiência

Tenha bem definido o que você deseja com esse emprego temporário. A partir disso, você pode traçar metas próprias. Se você quer ganhar experiência, foque no aprendizado. Seja curioso, entenda como as coisas funcionam e como são os processos internos e externos. Se você deseja ficar na empresa, foque na dedicação. Mas cuidado para uma coisa não excluir outra. Seja um pouco de tudo.


Como responder sobre seu futuro?

1. É comum que o recrutador pergunte como você se vê em 5 ou 10 anos

O entrevistador tem como objetivo essa pergunta testar suas ambiçōes, planos e perspectiva de carreira. Ele pretende ver se você é uma pessoa focada, centrada que estabelece metas reais e tem vontade de crescer não só como profissional mas também dentro da empresa que você vai começar a trabalhar. Leia as próximas dicas para ver a melhor forma de responder a essa pergunta.

2. Demonstre que você tem metas e quer crescer

Ao responder essa pergunta, demonstre que você pensa no futuro e tem metas realistas. Não adianta dizer que você quer ser promovido ou ficar no lugar do seu chefe. Uma sugestão é dizer que você está interessado em trabalhar para o seu desenvolvimento pessoal, conseguir colaborar com a organização e fazer um plano de carreira dentro da empresa.

3. O empregador quer ter certeza que você terá um comprometimento com a empresa

Quando decide fazer uma contratação, a empresa investe tempo e dinheiro para o treinamento desse funcionário, por isso, querem ter certeza de que você não pretende ficar poucos meses e sair. A recomendação é nunca falar que pretende sair do país em breve, ou que pretende trabalhar para a outra empresa ou uma função totalmente diferente da qual você está sendo contratado.

4. Essa pergunta é para testar o quanto você está animado para começar na empresa

Ao mostrar que o trabalho que você está se candidatando encaixa com seus planos a longo prazo você está caminhando para o lugar certo na hora de responder essa pergunta. É importante demonstrar o quanto você está animado para desempenhar a funçāo e tambėm trabalhar em uma empresa que te proporcione crescimento.


Como responder sobre sua pretensão salarial?

1. Essa pergunta pode ser determinante para garantir o seu lugar na empresa

Uma pergunta difícil que deve ser respondida com cuidado mas de forma sincera pois uma vez que o salário foi combinado com a empresa não pode ser alterado. Essa pergunta está em boa parte das entrevistas de emprego e é feita para saber se a empresa pode atender às suas expectativas. Veja como responder essa pergunta nas próximas dicas.

2. Não adianta chutar um salário, essa resposta deve ser certeira

Se você for para a entrevista de trabalho sem ter uma base de quanto é pago para alguém na sua função, você não está indo preparado. Chutar um valor muito abaixo do mercado mostra que você não se valoriza e não é uma pessoa atualizada, e isso pode te prejudicar. Um valor muito alto pode te excluir automaticamente do processo, já que a empresa vai achar que não tem condiçōes de te pagar.

3. O melhor jeito é buscar informações

Hoje em dia existem diversos sites, pesquisas e meios de conseguir saber qual é o piso e o teto salarial do emprego que você está se candidatando. Busque opções, pergunte para amigos e faça uma avaliação da empresa. Normalmente, dependendo do setor e tamanho da organização o salário pode variar, então vale levar em conta essas condiçōes.


Você fala inglês?

1. Com o aumento das empresas globais, essa pergunta tem se tornado cada vez mais importante

Não adianta tentar enganar o recrutador quanto ao seu nível de fluência. Seja sincero e responda seu nível de acordo com o que estudou e praticou. Se sua funçāo for por exemplo secretária bilíngue, não vai ficar bem você não conseguir se comunicar no seu primeiro dia de trabalho.


Fale sobre você

1. É uma pergunta bastante usada pelos empregadores

Ao fazer essa pergunta o recrutador não quer saber sobre seus hobbies. Ele quer algo relacionado com a oferta que você está aplicando e como a sua personalidade pode ser uma boa escolha para a empresa. Dê exemplos que demonstrem sua capacidade em agir rapidamente, capacidade de decisão e outros relacionados com a função que você irá desempenhar.


Perguntas para o entrevistador

1. Demonstre interesse pela empresa e pelos próximos passos do processo seletivo

Se o recrutador abrir espaço para perguntas, não deixa de ter ideias, não perguntar nada demonstra despreparo. Alguns exemplos: Quais são os próximos passos do processo seletivo caso eu seja aprovado? Como é o ambiente de trabalho no escritório, mais formal ou descontraído? Qual é o percurso de carreira de quem é contratado?


O que não fazer durante a entrevista

1. Não fique com o celular na mão

Ficar olhando o celular demonstra que sua prioridade no momento não ė a entrevista que você está participando e isso pode ofender o recrutador e até eliminar as suas chances de conseguir um emprego. Se estiver em algum momento de urgência, não deixe de avisar o recrutador antes de começar a entrevista.

2. Não seja muito sério nem muito engraçado

Manter a formalidade é bom, mas também demonstre senso de humor e flexibilidade caso o recrutador faça uma brincadeira ou uma pergunta mais descontraída. Excessos nunca são bons, então seja você mesmo mas tente moderar na hora da entrevista, ficar de cara fechada pode passar a impressão de que você é arrogante ou está ali por obrigação.

3. Chegar atrasado demonstra falta de pontualidade e responsabilidade

Chegar atrasado para sua entrevista de emprego é um dos erros piores erros. Durante a entrevista o recrutador não só faz uma avaliação técnica como também avalia a seriedade e profissionalismo. Chegar atrasado demonstra que você não sabe cumprir prazos, não está valorizando o tempo do recrutador e pode te prejudicar na hora de conseguir a vaga.

4. Roupas muito informais podem ser reprovadas pelo recrutador

Antes de ir para entrevista avalie o ambiente da empresa e tente se vestir de maneira adequada. Se o local é formal, vale escolher uma roupa social, caso seja um ambiente descontraído, avalie como os funcionários estão vestidos e tente se adequar. Acessórios exagerados, roupas muito justas e coloridas também não é recomendável.

5. Falar mal do chefe anterior não é uma boa ideia

Caso o recrutador pergunte sobre seu emprego anterior durante a entrevista, seja profissional, direto, não entre em grandes detalhes ou dê opiniões. Caso perguntem o motivo pelo qual você saiu do emprego anterior, diga a verdade, sem expor seu chefe anterior. Na maioria das vezes as pessoas saem em busca de uma oportunidade melhor e crescimento profissional.

6. Está mascando chiclete? Jogue fora antes de começar a falar

Nada de entrar na entrevista mascando chiclete. Quando você fala com o recrutador ele deve focar no que você está falando, como qualificações e trajetória, e não no que você está mastigando. Por isso, não cometa esse erro e deixe o chiclete do lado de fora da entrevista. Não perca nossas próximas dicas!

7. Evitar contato visual passa a impressão de que você é muito tímido

O contato visual com as pessoas que você conversa é muito importante. Evitar olhar nos olhos dos outros pode transmitir a ideia de desinteresse e timidez exagerada, o que são potenciais motivos para desclassificação. Por isso, ao conversar com o recrutador olhe sempre nos olhos. Se ele fizer uma pergunta também responda sempre com contato visual.

8. Esquecer o papel e a caneta é um erro comum que pode ser evitado

É importante sempre deixar papel e caneta fácil, caso o recrutador passe alguma informaçāo importante ou você que queira lembrar mais tarde. Anotar coisas importantes demonstra proatividade, interesse e atenção. Pontos fortes para quem está em busca de um emprego. Por isso, lembre de pegar seu bloquinho antes de sair de casa!

9. Perfume é bom, mas não exagere

Comprou um perfume novo e quer usar na entrevista? Não tem problema, mas nāo exagere. Perfume muito forte pode desagradar o entrevistador. Como vocês dois estarão em uma sala fechada, o cheiro vai ficar ainda mais forte. Por isso, a nossa dica é que para essa ocasião de preferência a fragrâncias mais leves e não tão marcantes.

10. Ficar mudo ou falar demais pode te prejudicar

Se o entrevistador fizer uma pergunta responda com calma, de forma contida e com o número suficiente de informaçōes. Não adianta falar demais e não abordar o ponto que ele perguntou, ou então ficar mudo ou responder com uma palavra, de forma monossilábica. Nesse caso, não esqueça, o melhor jeito é ter moderação.